segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Ver e olhar

As pessoas sensitivas tendem a ser mais observadoras, ou o fato delas serem observadoras as torna sensitivas?
O olhar como uma demonstração de uma emoção/sentimento é dificilmente feito de caso pensado. É espontâneo e sincero, demonstrando às vezes mais do que nós gostaríamos que mostrasse. Realmente, os olhos nos denunciam.
Porém a maioria das pessoas não se apega a detalhes mínimos como olhar nos olhos de uma pessoa enquanto conversam. Para estas pessoas, a percepção de algo além através de um simples olhar se torna uma tarefa difícil. Estas são as mesmas pessoas que deixam de reparar nas coisas que acontecem no ambiente à sua volta.
O olhar como uma “característica” de uma observação, difere de ver. Ver é algo comum a todos nós, normalmente uma forma de visualizar as coisas sem se ater a particularidades. Já olhar se refere à captação digamos que detalhada das coisas que nos rodeiam.
A maioria das pessoas está tão apegada a seus problemas e deveres do dia-a-dia que acaba deixando de prestar atenção nas pequenas coisas. Muitas delas não sabem ao menos dizer se há alguma coisa de diferente no seu trajeto rotineiro. 
Sem saber ao menos o que nos rodeia, como podemos nos dizer atentos às coisas, como podemos dizer que somos tão "ligados" assim nas coisas?

Nenhum comentário: